Com pedras espanholas e muita iluminação, o projeto transformou a vida dos moradores.
Quando os donos do apartamento 61, no Centro Histórico de Porto Alegre, procuraram o arquiteto Daniel Wiges, não faziam ideia que a vida deles, dos filhos, até do Theo e do Timão (os pets da casa) ia mudar para sempre. Os moradores da Cozinha 61 têm uma rotina agitada, com horários diferentes. Mas tem dias que todos se encontram e é na cozinha que a vida (agora) acontece.
A reforma de dois meses no apartamento de 200m2 com pé direito alto (3,90m), derrubou paredes e cômodos abrindo espaço para a claridade em uma cozinha generosa com seus 20m2. A parede que ficava entre a sala e o cômodo foi totalmente retirada, além do antigo quarto de serviço que foi integrado ao novo ambiente.
A retirada da parte divisória com a sala trouxe amplitude, leveza, ventilação e luz - também proporcionando mais qualidade de vida para os moradores. Sem a parede, a opção foi criar uma ilha com tampo de vidro irregular, que além de ter uma pia com calhas, serve como mesa de apoio e para refeições. O que fez com que a família (quase) aposentasse a mesa de jantar!
Como o apartamento é antigo e possui um ar nostálgico, Daniel Wilges brincou com as cores, trazendo pontos de luz através dos móveis. O piso de taco que reveste as áreas sociais do apartamento, ganhou o contraste das cores frias no projeto, para iluminar. O cinza do piso, com o cinza da marcenaria, ganharam tampos brancos - que iluminam e trazem uma estética de limpeza e higiene, necessários em uma cozinha.
Os tampos de pedra espanhola Silestone REGISTRADO, da Cosentino, fornecidos pela Promarmo, são os pontos de luz que chamam a atenção de quem conhece o espaço moderno, porém com formas simples.
As formas mais lisas e puras são representadas pela marcenaria sofisticada da Provence, em cor chumbo para contrastar com o piso e os tampos. A Provence também criou o aramado que serve de adega. Acessório indispensável para esta família que gosta de reunir os amigos para noites animadas no novo cômodo.
A principal intervenção foi criar um layout atualizado, para modernizar a cozinha e a vida das pessoas. Tudo foi criado pensando no uso familiar.
Nas fotos foram usados objetos de madeira da Rejane Carvalho Leite e vinhos da Adegas Lá Cava.