O novo apartamento, adquirido ainda na planta, teve as paredes eliminadas e a integração priorizada. Tudo para favorecer o viver em companhia
(Texto explicativo)
A vida com dois filhos pequenos e amigos sempre por perto precisava de um novo cenário para enquadrar os momentos felizes. O tempo estava a favor das mudanças na planta original do imóvel de 330m², adquirido pelo jovem casal no bairro Bela Vista, em Porto Alegre. A reordenação do layout com base na rotina da família foi estudada cuidadosamente pelos arquitetos Hélio Freitas e Pedro Henrique Massuco, formados pela PUC/RS e sócios no South Arquitetura.
O principal pedido foi um apartamento clean e aconchegante. Priorizando os tons mais claros e o espaço gourmet, pois é onde eles recebem os amigos. O apartamento é novo, o que nos deu vantagem na personalização da planta conforme o perfil dos nossos clientes. Acompanhamos o processo desde a compra, comenta a dupla.
Um dos principais desafios à vista para os profissionais: as muitas e amplas vigas aparentes no imóvel. A solução foi camuflá-las no desenho do forro. Nas áreas gourmet e de jantar o forro é mais baixo, pois ali também passam as tubulações do ar-condicionado. Com isso ganhamos na altura do pé-direito no estar, que também é marcado pelo forro ripado para esconder outra viga, contam.
Do acervo de móveis do cliente, quase nada veio no caminhão de mudança, com exceção das obras de arte, que contribuíram com camada de cor discreta somada à composição. Os arquitetos incrementaram a coleção da família com a aquisição de uma escultura do artista Xico Stockinger, instalada bem em frente ao pilar do living. O quadro da sala de jantar também foi encomendado especialmente para o projeto.
Uma das peças de destaque são as duas poltronas do estar do Perceval Lafer, garimpadas e totalmente reformadas. Usamos um veludo azul no encosto e assento e um couro natural nos braços. Num leilão, arrematamos o abajur do Sérgio Rodrigues. A cliente amou a luminária de piso Tulipa da Lattog e a inserimos na composição, complementam.
A marcenaria, totalmente personalizada, ajuda a equilibrar os materiais utilizados e trazer acolhimento. No living e hall de entrada a aposta na lâmina de madeira natural louro freijó tingida faz contraste com o piso. No estar o tom natural e neutro do ripado neutraliza com as demais informações do projeto.
De espaço em espaço se faz um lar
Partindo do living, em prol de uma maior integração dos ambientes, o duo decidiu realocar a churrasqueira para outro canto. Assim, ganhou metragem para acomodar maior número de pessoas ao redor da Ilha no Espaço Gourmet. Equipado, sem cara de cozinha e conectado diretamente à sala de estar, outra área que precisava ser generosa para acolher a família e convidados sem aperto.
Por isso, modificamos a churrasqueira e abrimos a parede lateral, permitindo uma maior integração com a bancada de pedra. Revestimos a coifa com a mesma marcenaria do aéreo, dando uma maior unidade ao conjunto. Colocamos um cooktop de indução ao lado da churrasqueira, assim já aproveitamos o volume da coifa para as duas atividades. Os dois frigobares estão localizados embaixo da ilha, escondidos de quem vê da sala. A cristaleira e a adega são revestidas no mesmo material, criando um volume único.
A ideia de ampliação resultou na opção de uma única e ampla esquadria na sacada, ao invés de duas menores conforme a planta original. A abertura total beneficiou a incidência de luz natural no apartamento, iluminando bem o living.
Na suíte do casal, a principal modificação foi a transformação dos dois banheiros em um só. As divisórias leves em vidro separam o vaso sanitário do chuveiro. E com a sobra de metragem surgiu uma ampla rouparia na circulação íntima.
A fase mais bacana de realizar um projeto dos sonhos é o feedback dos clientes. Hélio e Pedro não demoraram a receber uma mensagem dos moradores, emocionados e totalmente apaixonados pela morada que os abriga.